gallery/cab-fone_2019
https://cdn3.iconfinder.com/data/icons/security-and-protection/512/key_lock_unlock_security_access_flat_icon-512

Setembro de 2007 - Vários bairros de Eldorado do Sul foram assolados pela cheia do Rio Jacuí que invadiu cerca de metade da área central da cidade, fato que não ocorria há muitos anos nessa proporção. Cerca de 12 mil pessoas foram afetadas e milhares de residências e prédios atingidos, resultando em grandes prejuízos materiais e perdas de valor emocional inestimável. Na luta pela minimização destes danos, várias pessoas trabalharam de forma voluntária ajudando vizinhos, amigos e desconhecidos na remoção de seus pertences para locais seguros, até o recuo da água para o nível normal. 

gallery/dc-010

Vista Aérea da inundação em bairros da região central de Eldorado do Sul em 2007. 

gallery/08-fundação

História

Percebidas as dificuldades pela falta de serviços adequados, nasceu nesse momento, uma vontade de se fazer algo a mais. Com o intuito de enfrentar futuros momentos de dificuldade na cidade, ocorre uma reunião entre membros da Defesa Civil, representantes de entidades comunitárias e moradores da cidade, que em Dezembro de 2007, dão início ao projeto de criação de uma estação de Bombeiros Voluntários em nossa cidade. Porém, para tornar este objetivo uma realidade, inciou-se uma árdua caminhada em busca de conhecimento e apoio para concretizar esse empreendimento social.

gallery/100_5790
gallery/100_5788
gallery/100_5808

E, durante os anos de 2008 e 2011 os membros da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Eldorado do Sul realizaram uma série de atividades visando o desenvolvimento da entidade de forma sólida e responsável. Neste período, o CBV Eldorado do Sul buscou os recursos necessários para poder operacionalizar suas atividades e preparar os seus integrantes para desempenharem os serviços de socorro à população através de treinamentos e capacitações destes nas áreas necessárias para o funcionamento administrativo e operacional da entidade.

Tais ações só foram possíveis devido ao engajamento de diversas pessoas e organizações que identificadas com o propósito do projeto depositaram sua confiança e investiram valorosos recursos para que o CBV-ES se tornasse viável e atingisse o propósito estabelecido. 

gallery/dsc08403
gallery/dsc09445
gallery/dsc08599
gallery/dsc08747
gallery/dsc05403

Formatura da primeira turma de Bombeiros Voluntários do CBV Eldorado com a cooperação com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Estância Velha no ano de 2010. 

Treinamentos operacionais realizados nas áreas de salvamento, primeiros socorros e combate a incêndio pelos integrantes do CBV Eldorado do Sul. 

E, no dia 11 de Outubro de 2011, o CBV Eldorado do Sul atinge uma de suas maiores conquistas. Neste dia são entregues os veículos e a sede atual pela então administração municipal através de termo de cedência, marcando assim, o início dos atendimentos à população. Na cerimônia, são entregues aos representantes do CBV Eldorado do Sul: o caminhão e os equipamentos necessários para combate a incêndios, uma camionete furgão para a prestação de primeiros socorros e um furgão para a realização de transporte de materiais e ações de salvamento.  

gallery/8a271deab6989c100d274cf0cb3a56d5

Desta forma, o CBV Eldorado do Sul seguiu em um processo de evolução através da aquisição de recursos materiais e humanos sempre apoiado por sua importante rede de parceiros que permitiu a instituição crescer e melhorar seus serviços em prol da população de Eldorado do Sul.

Hoje, batalhamos diariamente para vencer os desafios existentes e seguimos com motivação para continuarmos trabalhando na proteção da população nas horas de necessidade.

gallery/1235914_432596066849275_1270604275_n
gallery/inc-004
gallery/salv-002
gallery/veic-001

Então, como fruto dos trabalhos desenvolvidos pelo CBV Eldorado do Sul em 21 de Agosto de 2012, por meio da Lei Municipal n° 3.740, a entidade é reconhecida pelo poder municipal como entidade de utilidade pública à serviço da população de Eldorado do Sul. 

gallery/decreto entidade publica

Clique para ampliar