gallery/cab-fone_2019
https://cdn3.iconfinder.com/data/icons/security-and-protection/512/key_lock_unlock_security_access_flat_icon-512

Notícias 

Nos dia 7 e 8 de abril o Corpo de Bombeiros Voluntários de Eldorado do Sul (CBV-ES) esteve presente para fazer a proteção dos competidores e do público, na 3ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Motonáutica 2018, realizado na Marina Full Action,    na Ilha das Flores, em Porto Alegre/RS. 

Durante o evento as lanchas de competição mais rápidas do Estado promoveram um verdadeiro show nas águas do Lago Guaíba em um lindo dia de sol. 

Durante as atividades do evento nossa equipe foi acionada apenas para atender um pequeno acidente, sem gravidade. 

Como retorno da nossa participação neste marcante evento houve a destinação de recursos que foram revertidos na obtenção de materiais para uso em nossas atividades junto à comunidade.

 

Foto: divulgação CBV-ES

gallery/motonautica

Competidores preparam suas motonáuticas para entrarem na água.

 

Fonte: Comando Operacional CBV-ES

Representantes da Corporação estiveram presentes na Formatura Comemorativa ao Dia da Intendência, que ocorreu no dia 12 de abril no Batalhão Marechal Bitencourt, 3º Batalhão de Suprimento, na cidade de Nova santa Rita/RS.

Segundo o Ministério da Defesa, “cabe ao Serviço de Intendência atender aos objetivos do Exército Brasileiro no que se refere a atividades logísticas que convergem para o planejamento correto e o provimento oportuno, nos locais determinados e nas quantidades e especificações exigidas”.

Através de convite recebido do senhor Tenente Coronel Intendente Alexandre Martinelli Cerqueira, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Eldorado do Sul (CBV-ES) se fez presente neste grandioso evento que contou com homenagens aos comandos, desfile de viaturas, Pelotões de Especialização Canil, Viaturas de Apoio e efetivos dos quartéis, Bombeiros, Guarda Municipal, Polícias Civis e Militar e Comandos da Ativa e Reserva Militar. 

 

Foto: divulgação CBV-ES

 

gallery/img-20180412-wa0003

Bombeiros Voluntários representam a Corporação de Eldorado no evento em Nova Santa Rita.

 

Fonte: Comando Operacional CBV-ES.

Fonte: Comando Operacional CBV-ES.

Recebemos em nossa sede, na última sexta-feira (13) um grupo de 17 colaboradores da empresa Thyssenkrupp Elevadores para a realização de um treinamento envolvendo atividades de emergência dentro de uma fábrica.

Durante o dia, foram apresentados conceitos para a prestação de primeiros socorros e de combate a incêndio. E claro, como não poderia faltar, muitas atividades práticas nas áreas, simulando situações reais inesperadas.


Agradecemos à Thyssenkrupp pela confiança depositada no Corpo de Bombeiros Voluntários Eldorado do Sul (CBV-ES) para a capacitação de seus colaboradores e aos nossos voluntários que somaram à turma, propiciando uma rica troca de conhecimento e experiências.

 

Foto: Divulgação CBV-ES

gallery/thyssenkrupp

Os funcionários em atividade externa colocam em prática o conhecimento teórico adquirido.

 

Fonte: Seção de Instrução e Ensino CBV-ES.

Sete voluntários da nossa Corporação, na busca contínua por aprimoramento, participaram de uma tarde de palestras sobre Resgate Veicular, promovido pelo Sigma Group e Guerra Resgate Veicular, com o apoio da SOSSul e Weber-Rescue na sexta-feira (13).

No evento, foram abordados a importância da sincronia e união das equipes de resgate, frente a vítimas encarceradas com enriquecimento do conceito "time”. Foram discutidos também o reconhecimento e avaliação de acidentes com produtos perigosos e abordagens de novas tecnologias na área, com ênfase em sistemas eletro-hidráulicos, conceituando o manuseio e a importância da manutenção preventiva.

Nossos voluntários durante o evento tiveram a oportunidade de manusear equipamentos e experimentar um pouco das novas tendências deste segmento e se reunir com os mais diversos tipos de profissionais da área de emergência de nosso estado.

 

Fotos: Sigma Group Training & Consulting  

 

gallery/sigma

Tarde de aprendizado e troca de experiências com diversos profissionais da área de emergência do nosso Estado.

 

Fonte: Seção de Instrução e Ensino CBV-ES

Foi com a presença marcante de alunos, familiares e membros da instituição que se realizou a formatura dos alunos da turma 2017 do Programa Bombeiro Mirim do Corpo de Bombeiros Voluntários de Eldorado do Sul (CBV-ES), na noite de domingo (15).

O evento marcou o encerramento das atividades de 2017 e o início das atividades de 2018. O Programa Bombeiro Mirim contou no ano passado com a presença de 23 crianças, participando de diversas atividades lúdicas e pedagógicas voltadas ao desenvolvimento de princípios baseados na cidadania, respeito ao próximo e ao meio ambiente.

Dentro das oficinas desenvolvidas também foi demonstrado a importância do ofício do bombeiro em seu papel de prevenção e combate a incêndios e na prestação de primeiros socorros.

Durante o evento houve a promoção de três alunos do programa para a condição de bombeiro cadete do CBV-ES, fruto das edições anteriores. Estes continuarão no projeto no papel de monitores de seus colegas mais jovens e continuando seus aprendizados junto à Corporação de Eldorado do Sul.

 

Fotos: Divulgação CBV-ES

gallery/img-20180424-wa0002
gallery/img-20180424-wa0003
gallery/img-20180424-wa0004

Bombeiros Mirins se preparam para formatura no Programa.

 

Fonte: Seção de Comunicação CBV-ES

Na manhã de terça-feira (17) uma equipe da emissora Band/RS, visitou as dependências do Corpo de Bombeiros Voluntários de Eldorado do Sul (CBV-ES) com o objetivo de realizar uma reportagem sobre a falta de Corpos de Bombeiros no Estado do RS e as alternativas utilizadas pela sociedade para diminuir o déficit do serviço.

Para tal, o CBV-ES foi convidado a mostrar sua estrutura, forma de trabalho e dificuldades no exercício de sua missão na cidade Eldorado do Sul.

Na oportunidade o presidente Marco Aurélio Araújo e demais colegas puderam relatar os desafios, como também os pontos positivos em desempenhar um importante serviço à cidade através do trabalho voluntário.

 

A reportagem está disponível em nosso canal do youtube ou no link abaixo.  https://www.youtube.com/watch?v=0LFxIGE9F74

gallery/img-20180417-wa0011

Presidente Marco Aurélio Araújo fala sobre estrutura do CBV-ES. 

 

Fonte: Seção de Comunicação CBV-ES.

Gysa, como era conhecida foi vítima de um incêndio em sua residência enquanto dormia no dia 2 de abril. O incêndio ocasionado por um curto circuito no carregador de seu telefone celular, conforme conclusão preliminar, provocou graves ferimentos em seu corpo e aparelho respiratório. Após, 17 dias lutando bravamente pela vida, na manhã do dia 19 ela faleceu, deixando a todos tristes por sua partida.

gallery/1_gysa-3412495

Para se despedir e homenagear Gysa foi realizado na noite do dia 19, próximo às onze e meia da noite  um cortejo com diversos veículos de emergência e particulares, liderado pelo caminhão de bombeiros da Corporação de Bombeiros Militares de Cachoeirinha, partindo do quartel da corporação até o Cemitério Parque São Vicente, em Canoas. Lá, a colega foi velada até o momento de seu sepultamento, sendo promovidas muitas homenagens em sua memória e manifestações de apoio e carinho à família da Gysa, oriunda em sua maioria do município de Uruguaiana.

 

Foto: Rodrigo Alves - o reporter.net

A partida da bombeira voluntária e socorrista Gislene Martins Goulart, falecida no último dia 19, foi marcada pela emoção e homenagens através da união de seus familiares, amigos e colegas profissionais de diversas entidades ligadas ao resgate e salvamento.

Diversos integrantes de grupos voluntários de emergência, bombeiros, amigos e familiares se concentraram na sede do CBM em Cachoeirinha para prestar homenagens à Gysa.  

gallery/gysa-2-620x330

 

 

 

Ficam agora as lembranças e os ensinamentos deixados pela querida colega que teve sua vida marcada pelo sentimento de cuidado ao próximo, combate às injustiças e amor pelo voluntariado.

 

 

À você, Gysa...

 

Nosso muito obrigado!

 

Membros do CBV Eldorado do Sul.   

gallery/22728910_10210389247230308_201574927618500203_n

Foto: Arquivo Pessoal - Facebook

30/04/2018 - Nesta tarde, os bombeiros voluntários BAUM, LINZ e a bombeira voluntária JANETE estiveram presentes na Escolinha Piuí, na Avenida Estrada da Arrozeira, no centro de Eldorado do Sul.

A atividade prevista para encerrar o projeto da escola intitulado "Profissões", foi palco para os colegas apresentarem um pouco de suas atividades para a criançada. A visita recebida com muita empolgação pelas crianças foi repleta de animação, onde os colegas apresentaram equipamentos utilizados nas atividades cotidianas da instituição.

O CBV Eldorado do Sul agradece aos alunos e colaboradores da Escola Piauí pelo convite em podermos  apresentar nosso trabalho. 

 

Fonte: Seção de Comunicação CBV-ES.

Imagens: Seção de Comunicação CBV-ES.

gallery/001 - visita escola piaui

Os integrantes do CBV Eldorado do Sul Linz, Baum e Janete (esquerda para a direita) prenderam a atenção dos seus mais novos amigos durante a apresentação de seus trabalhos.  

gallery/002 - visita escola piaui

A diversão foi constante durante toda a visita dos bombeiros do CBV-ES.

Nos dias 03 e 04 de maio membros do CBV Eldorado do Sul participaram da SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes, do Consórcio Protenge e Engeform, nas obras de ampliação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Na oportunidade foram ministradas palestras abordando prestação de primeiros socorros e a execução de ações envolvendo prevenção e combate a incêndio aos colaboradores da empresa.

Foram utilizados recursos audiovisuais para ilustrar técnicas de abordagem e prestação de atendimento pré-hospitalar durante acidentes. Após, foi aberta discussão para identificar as principais causas de incêndio em empresas e residências. Foram apresentados as classes do fogo, formas de extinção de principio de incêndio e o correto manuseio de extintores, incluindo demonstrações práticas com equipamentos de características e utilizações diferentes.

 

Fonte: Seção de Instrução e Ensino CBV Eldorado do Sul

 

Imagens: Seção de Instrução e Ensino CBV Eldorado do Sul

gallery/003 - sipat consorcio
gallery/004 - sipat consorcio

11/05/2018 - Na noite da última quinta-feira, dia 10 de maio, o Comando Operacional em conjunto com a Seção de Instrução e Ensino da corporação e a empresa SALVATE promoveram treinamento interno para atendimento envolvendo emergências com produtos químicos.

Foram abordadas formas de identificação de produtos perigosos - classes de risco, painel de segurança, número de risco e número da ONU, interpretação do livro da ABIQUIM e NIOSH, bem como o uso de equipamento de proteção respiratória autônomo, respiradores com filtro, roupas de proteção e execução de procedimentos em casos de emergência.

A qualificação também contou com atividades práticas, simulando ocorrências e o salvamento de vítimas envolvidas.

As palestras internas são promovidas sem custo aos voluntários, visando promover a segurança e sucesso no desfecho das operações do CBV Eldorado do Sul, seguindo planejamento estratégico vigente e indo ao encontro da missão organizacional da instituição: “Ser reconhecida pela comunidade de Eldorado do Sul pela excelência no atendimento às ocorrências de combate a incêndio, busca e salvamento e de resgate."

 

Fonte: Seção de Comunicação CBV-ES.

 

Imagens: Seção de Instrução e Ensino CBV-ES

gallery/005 - curso emq - salvate
gallery/006 - curso emq - salvate

A atividade contou com a realização de atividades simuladas visando aproximar os membros da  instituição a uma situação mais próxima a realidade.

12/05/2018 - Na manhã do dia 11 de maio de 2018, por convite da PRF - Polícia Rodoviária Federal - e Prefeitura Municipal da Cidade de Guaíba, estivemos presentes no lançamento do FETRAN - Festival Estudantil Temático de Trânsito, evento ocorrido no auditório da Prefeitura de Guaíba, onde fomos representados pelo Senhor Marco Aurélio de Araújo Pereira, Presidente da nossa Corporação.

O FETRAN consiste em um evento de nível nacional criado em 2004 promovido pela PRF. É um projeto de educação para o trânsito que utiliza atividades pedagógicas e inclui a temática de trânsito no cotidiano escolar, envolvendo professores e estudantes através de teatro, maquetes, poesias, danças e outros, impactando não somente na escola, mas em toda a sociedade.

 

Fonte: Seção de Comunicação CBV-ES.

 

Imagem: Divulgação FETRAN-PRF.

gallery/007 - fetran prf