gallery/mirim-002
gallery/cab-fone
https://cdn3.iconfinder.com/data/icons/security-and-protection/512/key_lock_unlock_security_access_flat_icon-512

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Eldorado realiza atividades nas áreas de combate a incêndios, primeiros socorros e salvamentos através do trabalho voluntário de cidadãos pertencentes a Eldorado do Sul e de outras cidades da região metropolitana de Porto Alegre.

 

Os membros do CBV Eldorado do Sul por meio de suas formações profissionais e conhecimentos individuais colaboram de forma valorosa no desenvolvimento e realização de atividades administrativas e operacionais para que o CBV Eldorado do Sul possa existir e cumprir seu objetivo social. 

 

No CBV Eldorado do Sul os membros de seu quadro são classificados nas seguintes categorias:

Voluntariado - Seja um voluntário do CBV-ES

gallery/ins-007
  • Voluntário Colaborador: é a cidadã ou cidadão, maior de 18 anos, que desempenha atividades sem fins operacionais e de apoio ao desenvolvimento do CBV-ES de forma voluntária: 

  •  
  • Bombeiro Voluntário: é a cidadã ou cidadão voluntário, maior de 18 anos, possuindo como escolaridade mínima ensino fundamental completo, que desempenha atividades operacionais e de apoio ao comando operacional do CBV-ES e que tenha concluído todas as etapas de formação.

Para aquele que deseje integrar-se ao quadro de voluntários do CBV Eldorado do Sul é necessário percorrer as seguintes etapas: 

 

1ª Etapa – Entrevista:  Têm como objetivo levantar informações a respeito do perfil dos candidatos, com a finalidade de verificar se o candidato possui as competências físicas e psicológicas necessárias para o exercício das atividades realizadas pelo CBV-ES. A primeira etapa consiste no preenchimento da ficha de entrevistado e em um segundo momento em uma entrevista com o comando operacional do CBV Eldorado do Sul.

 

2ª Etapa – Documentação: Consiste na entrega da relação de documentos exigidos pelo CBV-ES. Nesta etapa, os documentos e suas cópias solicitados através da listagem de documentação devem ser entregues ao CBV-ES para verificação da idoneidade do candidato perante a sociedade, como também obter as suas qualificações e habilidades profissionais.

 

3ª Etapa – Palestra de Integração e Estágio probatório:  

 

a) Palestra de Integração: É realizada pela Diretoria, Comando Operacional e Seção de Instrução e Ensino do CBV-ES, onde visa estimular o candidato a Bombeiro Voluntário e orientá-lo no exercício das praticas diárias relativas às atividades operacionais do Corpo de Bombeiros Voluntários de Eldorado do Sul.

 

Ela consiste nos conteúdos abaixo descriminados:

  • Palavra da Diretoria (Boas Vindas);

  • Historia do CBV-ES;

  • Missão, Visão e Valores;

  • Momento e desafios atuais;

  • Lei de Entidade de Utilidade Pública n° 3.470 de 21 de Agosto de 2012.

  • O que esperamos de nossos voluntários;

  • Orientações sobre as instalações;

  • Canais de comunicação (Comando, diretoria, escala, outros);

  • Hierarquia Operacional;

  • Rotinas Diárias;

  • Regimento Interno.

b) Estágio probatório: É o período de 3 (três) meses de exercício do candidato voluntário, durante o qual serão avaliadas sua aptidão e capacidade para o desempenho das funções desempenhadas, mediante a apuração dos seguintes critérios: conhecimento e aplicação dos conhecimentos assimilados durante os plantões de estágio, pontualidade, assiduidade, disciplina, responsabilidade, comprometimento, trabalho em equipe e ética.

 

4ª ETAPA – CURSO DE FORMAÇÃO DE BOMBEIRO VOLUNTÁRIO - CFBV: É a formação teórica e prática para ingresso na carreira de bombeiro voluntário, realizada no município de Eldorado do Sul ou em locais que tem como parceria o Corpo de Bombeiros Voluntários de Eldorado do Sul, esta fase tem como objetivo a formação dos candidatos a bombeiro voluntário no CBV Eldorado do Sul nas áreas de atividade de bombeiro voluntário, conforme os módulos abaixo descriminados:

 

Módulo I – Introdução ao Serviço de Bombeiro e fundamentos de incêndio: 50 horas de formação.

Módulo II – Técnicas de Socorrismo: 50 horas de formação.

Módulo III – Técnicas de incêndio Florestal e Salvamento Aquático: 25 horas de formação.

Módulo IV – Técnicas de Salvamento Terrestre: 50 horas de formação.

 

gallery/20131102_140134
gallery/inc-001
gallery/inc-002

Caso precise de mais informações acesse nosso edital de ingresso: 

gallery/capa manual ingresso